Por deliberação do Conselho Universitário da UEM, após apreciação positiva do Conselho Académico da UEM, foi criada a Escola de Comunicação e Artes (ECA) no dia 29 de Novembro de 2002.

A ideia da criação da Escola de Comunicação e Artes na UEM surge no âmbito da operacionalização do Plano Estratégico da UEM 1999-2003, que recomenda, no seu Objectivo Estratégico 6, aumentar o número de ingressos, e no seu ponto 7, que orienta para a introdução de novos cursos universitários em outras áreas do conhecimento, tais como: cursos de ciências marinhas, de educação, de ambiente, de turismo e hotelaria, de comunicação e de administração pública, de biotecnologia, de enfermagem, de estomatologia, de farmácia, etc.”

Foi no espírito do cumprimento das directrizes do Plano Estratégico da UEM que um pequeno grupo de profissionais e estudiosos da comunicação social, sob a coordenação do então director do Gabinete de Imprensa da UEM, iniciou uma reflexão sobre a viabilidade da criação de um curso universitário em comunicação social.

O contexto que determina as razões da criação de uma Escola de Comunicação e Artes na UEM assenta em três pilares: a relação existente entre cultura e desenvolvimento; a existência de um público de estudantes, potenciais candidatos que, por falta de opções para seguirem a sua vocação, procuram outros cursos e, finalmente, o papel de uma universidade de criar as condições para que todos os ramos do conhecimento estejam presentes nos seus currículos. São estas razões que fundamentam a visão, missão e os objectivos da ECA.